terça-feira, 18 de março de 2014

Cerqueira César

Quem foi Cerqueira César?



Foi um ilustre advogado formado juntamente com Campos Salles (de quem foi cunhado) pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em 1860.

Casando-se, passou a residir na cidade de Rio Claro.

Foi promotor público do Estado, subscreveu o Manifesto Republicano de 1.870, e foi um dos fundadores do jornal "Província de São Paulo" (hoje, o "Estadão").

Como político, foi vereador em Rio Claro e, com a proclamação da República, foi eleito Senador Estadual (de 1.897 a 1.911). Vice-presidente do Estado, no biênio 1891/92, assumiu a presidência com o afastamento definitivo do (então) presidente Américo Brasiliense.

Foi fundador ou ajudou a criar a faculdade de Agronomia "Luís de Queiroz", a Escola Politécnica e o Hospital Psiquiátrico do Juqueri.

Foi, também, provedor da Santa Casa de Misericórdia e presidente do Liceu de Artes e Ofício. Seu nome está ligado ao nosso Bairro e a uma cidade do interior de São Paulo.


Faleceu no dia 26 de julho de 1.911 e seus restos mortais repousam no Cemitério da Consolação.

Bairro Cerqueira César


Cerqueira César é um bairro nobre do município de São Paulo, capital do estado de São Paulo. Tem como limites ao noroeste Avenida Rebouças e Rua da Consolação; ao nordeste: Rua Dona Antônia de Queirós, Rua Dr. Penaforte Mendes; ao sudeste a Rua Plínio Figueiredo, a Avenida Nove de Julho e a Alameda Casa Branca; e ao sudoeste a Rua Estados Unidos.
Sua área localizada ao sul da Avenida Paulista costuma frequentemente ser classificada como parte da região dos Jardins. Já a região localizada ao norte da mesma avenida recebe o nome de Baixo Augusta.  Está situado em uma das regiões mais altas da cidade, chamada de Espigão da Paulista.


Limita-se com os bairros: Higienópolis, Jardim Paulista, Vila Buarque, República, Jardim América, Bela Vista e Pacaembu.

Moradores do Bairro

Raúl Seixas: Cantor, compositor e pensador baiano, fazia muito sucesso com suas músicas "mascarando" críticas sobre a Ditadura Militar, que atingia sua foça máxima em meio a fase de sucesso na carreira de Raúl. 
Músicas como Carimbador Maluco e Sociedade Alternativa são grandes exemplos de protestos.
Nascido em Salvador, Bahia, em 1945, cresceu em São Paulo e no Rio de Janeiro, morou por algum tempo no bairro aqui retratado. 
Morre aos 44 anos no dia 21 de agosto de 1989, vítima de uma parada cardíaca.

Elis Regina: Elis Regina Carvalho Costa (Porto Alegre, 17 de março de 1945 - São Paulo, 19 de janeiro de 1982) foi uma cantora brasileira. Conhecida por sua presença de palco, sua voz e sua personalidade. Com os sucessos de Falso Brilhante e Transversal do Tempo, ela inovou os espetáculos musicais no país e era capaz de demonstrar emoções tão contrárias, como a melancolia e a felicidade, numa mesma apresentação ou numa mesma música.



Fotos antigas e atuais

Vista do Bairro em 1930, rodeado por onde futuramente seriam criados os bairros Perdizes e Pacaembu.


Avenida Paulista em 1970.


Vista panorâmica do bairro.


Rua Augusta, uma das ruas mais famosas de São Paulo, faz parte do bairro.


Mapa das ruas do bairro.

Cultura

Museu de Arte de São Paulo - MASP







Nenhum comentário:

Postar um comentário